Como estudar em outro país sem gastar muito?
O sonho de muitos estudantes é conseguir a oportunidade de estudar em outro país. A experiência de viver em outro país, conhecer pessoas novas, culturas diferentes e estudar em universidades renomadas no mundo todo pode transformar a vida de qualquer pessoa. No entanto, algumas pessoas não têm a noção de que existem inúmeras bolsas de estudo, que podem tornar esse sonho realidade!
Montamos esse guia para explicar como você pode conseguir uma bolsa de estudo para outro país, mostrando os caminhos mais eficientes, os tipos de bolsas mais interessantes e dicas para aumentar as suas chances de ser aprovado. Confira!
O que são as bolsas de estudo internacionais?
As bolsas de estudo são auxílios financeiros que algumas universidades, governos ou instituições privadas oferecem para os estudantes. Elas podem cobrir uma parte dos custos ou até 100% das despesas, entre elas:
- Mensalidades e taxas universitárias;
- Moradia e alimentação;
- Transporte e passagens aéreas;
- Material de estudos e seguro-saúde;
Essas bolsas variam de acordo com as regras de cada país, instituição e nível de escolaridade desejada (graduação, mestrado, doutorado ou intercâmbio).
Tipos de bolsas de estudo no exterior:

É preciso entender os modelos de bolsas existentes antes de se inscrever em programas de universidades disponíveis. Para isso, confira a seguir os tipos:
- Por mérito acadêmico;
Essas bolsas são destinadas a alunos que possuem um histórico escolar excepcional. Algumas universidades, como as dos Estados Unidos e Canadá, priorizam bolsas de estudos a esses candidatos exemplares, com notas altas e bom histórico, que podem gerar nome para a instituição. - Por necessidade financeira;
Essas bolsas são voltadas para estudantes que possuem poucos recursos financeiros na família. Elas têm o objetivo de democratizar o acesso à educação internacional, cobrindo parcialmente ou até todo o curso. - Bolsas por pesquisas;
Essas bolsas são mais comuns em programas de mestrado e doutorado, são oferecidas a quem deseja desenvolver projetos científicos ou tecnológicos em parceria com instituições estrangeiras. - Bolsas governamentais;
Esse modelo de bolsa é concedido por programas financiados pelo governo, tanto o de origem como o de destino. Entre os projetos mais conhecidos estão:
1. Chevening – Reino Unido;
2. Erasmus+ – União Europeia;
3. Fulbright – Estados Unidos;
4. DAAD – Alemanha;
5. CSC Scholarship – China; - Bolsas corporativas ou privadas;
Algumas empresas e fundações também oferecem bolsas de estudo para alunos talentosos em áreas específicas, como, por exemplo, engenharia, tecnologia ou negócios. No Brasil, a fundação Estudar apoia jovens brasileiros que gostariam de estudar nas melhores universidades do mundo em suas áreas específicas.
Onde encontrar bolsas de estudos internacionais?
Para encontrar a oportunidade correta e certa para seu perfil, você precisará pesquisar um pouco. Há muitas instituições que oferecem tais vagas, mas geralmente são:
- Em sites oficiais da universidade;
Algumas instituições publicam em seus portais e sites editais para bolsas de estudo. - Sites de bolsas de estudo;
Algumas plataformas na internet são totalmente dedicadas a esse propósito. Nomes como ScholarshipPortal, StudyPortals e Hotcourses Brasil, por exemplo, reúnem oportunidades em suas páginas. - Embaixadas e Consulados;
Caso more em uma cidade que possui uma embaixada, tente visitar, pois geralmente eles colocam em banners ou cartazes programas governamentais e parcerias com universidades. - Organização Brasileira;
Algumas agências brasileiras que trabalham com estudos e pesquisas também oferecem bolsas. Nomes como CAPES e CNPq são exemplos de instituições que oferecem bolsas para pós-graduação no exterior.
Crie uma planilha no Excel ou em outro programa para organizar os documentos exigidos, prazos e tipos de bolsas que interessam a você. Isso ajuda a escolher as melhores opções e não esquecer de realizar alguma ação.
Quais os documentos exigidos?
Cada programa e instituição possui suas próprias regras e exigências, mas, de maneira geral, os documentos mais solicitados são:
- Histórico escolar e diplomas;
- Carta de motivação e recomendação (de professores ou supervisores);
- Certificado de proficiência no idioma (TOEFL, IELTS, DELE, etc.);
- Currículo acadêmico;
- Passaporte atualizado e válido;
Separe esses documentos com antecedência, pois, além de facilitar o processo, mostra profissionalismo.
Dicas para aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudo:

Tenha em mente que conseguir uma bolsa no exterior é um processo competitivo; inúmeros outros candidatos irão tentar a mesma bolsa e oportunidade que você. Mas, com dedicação e estratégia, é totalmente possível. Confira algumas dicas importantes para ajudar você no processo.
1. Pesquise com antecedência.
Pense nessas bolsas como vagas para concurso. Os processos seletivos abrem com antecedência, entre 6 a 12 meses antes das provas, então quanto antes você começar a pesquisar e se preparar, maiores são as chances de você ultrapassar seu concorrente.
2. Carta de motivação.
A carta de motivação nada mais é que uma espécie de explicação; nela você vai falar por que é o candidato certo para a bolsa, fale sobre seus objetivos acadêmicos e profissionais. Fale sobre como aquela bolsa de estudos vai beneficiar seu estado e seu país, um famoso “venda seu peixe”. Use apelo e estratégia na construção da carta. Nesse artigo você encontra mais dicas, clique aqui!
3. Demonstre envolvimento pessoal e social.
As universidades valorizam os candidatos que possuem liderança e até experiência relevante naquela área de interesse. Se você domina a área da tecnologia, seja o melhor naquilo!
4. Estude o idioma com antecedência.
Um dos maiores diferenciais que podem ajudar na sua aprovação é você ter o domínio total ou parcial da língua daquele país. Existem testes como TOEFL ou IELTS, que podem avaliar seu nível de conhecimento.
5. Programas de integração e mentoria.
No Brasil, existem projetos e organizações que orientam e ajudam os brasileiros a se preparar para bolsas internacionais, como o EducationUSA e o Prep Program.
Quais países oferecem bolsas de estudos?
Alguns países são reconhecidos por suas oportunidades de bolsas para inúmeros outros países, saber quais deles é o melhor para você é um diferencial, então confira a lista:
- Estados Unidos: Fulbright e Harvard Scholarships.
- Canadá: Vanier Canada e Lester B. Pearson.
- Reino Unido: Chevening e Commonwealth Scholarships.
- Alemanha: DAAD e programas de universidades técnicas.
- França: Eiffel Excellence Scholarship.
- Japão e Coreia do Sul: programas governamentais com cobertura total.
- Austrália: Australia Awards e bolsas de universidades locais.
Por que tentar conseguir uma bolsa de estudos em outro país?
Se seu sonho é conseguir um dia visitar outro país, conhecer novas culturas e ainda ter a oportunidade de estudar naquele lugar sem custos, ou gastando o mínimo possível, a melhor opção são as bolsas de estudo.
Elas oferecem um alívio financeiro e experiências únicas. Você terá acesso a universidades renomadas, professores reconhecidos, tecnologias de ponta, além de uma ampla rede de networking, que aumentará suas chances de conseguir uma vaga no mercado global.
Estudar fora do país é mais do que uma oportunidade, é uma conquista que transforma visão e superação.





[…] de trabalho brasileiro. As empresas disputam por profissionais qualificados, algumas até oferecem bolsas de estudos para estudantes se especializarem na área, estudando em faculdades no […]