Você já ficou na dúvida sobre qual esporte de luta praticar, qual é a melhor opção para seu corpo e quais benefícios esses esportes podem trazer? Bom, seja para defesa pessoal, condicionamento físico ou apenas para manter o corpo saudável, praticar esportes marciais pode mudar a sua vida e a forma como você se protege.
Neste guia, vamos apresentar as 7 modalidades marciais mais praticadas no mundo, quais seus benefícios e objetivos e por que você deve escolher uma delas. Confira!
As 7 melhores artes marciais.
1. Jiujitsu – A arte suave.

Em primeiro lugar temos o Jiujitsu, que se tornou uma das artes marciais mais praticadas dos últimos anos e, no Brasil, ela está em primeiro lugar. Se originou no Japão, quando samurais e guerreiros precisavam se defender quando perdiam suas armas. Lutar contra um inimigo armado impedia que alguns golpes fossem aplicados.
Nesse caso, para poder agir, eles usavam métodos de alavanca e torções para imobilizar o adversário, vencendo-o com o mínimo de força. No início do século XX, o mestre japonês Mitsuyo Maeda trouxe o jiujitsu para o Brasil, onde foi adaptado e se transformou no Brazilian Jiu-Jitsu, considerada uma das artes marciais mais respeitadas e praticadas.
Benefícios:
- Aumento de força funcional e resistência corporal;
- Desenvolvimento de raciocínio rápido e controle mental;
- Autodefesa rápida e simples, usando o mínimo de força;
- Engloba respeito, paciência e humildade;
Contras:
- Contato físico intenso;
- Se feito sem técnica, pode causar lesões;
- Depende de anos de treino para aperfeiçoar os golpes;
2. Muay Thai – O boxe tailandês.

Durante as guerras ocorridas há mais de 700 anos na Tailândia, o muay thai era usado por soldados em batalhas corpo a corpo após ficarem sem balas ou perderem suas armas. O estilo ficou posteriormente conhecido como arte das 8 armas, pois usa como instrumento de ataque e defesa os punhos, joelhos, cotovelos e canelas.
Tempos depois, o estilo de luta deixou de ser um instrumento de batalha e se transformou em um símbolo na Tailândia. Carrega não apenas a luta, mas um estilo de dança e rituais característicos da região. Em Bangkok, na Tailândia, o muay thai é tão famoso quanto o futebol no Brasil.
Benefícios:
- Definição muscular rápida e queima calórica;
- Melhora a autoconfiança e força mental;
- Melhores reflexos e coordenação;
- Todo o corpo é aprimorado, com destaque para as pernas e abdômen;
Contras:
- Uso constante do corpo, podendo gerar cansaço e hematomas;
- Para uma melhora significativa, requer treinos constantes;
3. Judô: O caminho da suavidade.

O judô é uma transformação do jiujitsu, foi originado também no Japão, pelo mestre Jigoro Kano, que buscava passar para seus alunos uma arte mais educacional e suave, em vez das técnicas brutais usadas pelos samurais com o jiujitsu.
Rápidamente o judô ficou conhecido no mundo, sendo o primeiro esporte de luta a entrar nas Olimpíadas, em 1964. O judô tem como objetivo ensinar o respeito e o autocontrole, sendo um ótimo esporte para ajudar no caráter e crescimento das crianças.
Benefícios:
- Melhora o equilíbrio, força corporal e coordenação motora;
- Seus ensinamentos são voltados para a ética, respeito e disciplina;
- Ideal para todas as idades;
- Fortalece tanto o corpo como a mente;
Contas:
- Iniciantes costumam sofrer dores maiores devido à constância de quedas;
- Não é focada em defesa pessoal;
- Rítmo mais demorado e técnico, não sendo recomendado para uma ação rápida e imediata;
4. Karatê – Mãos vazias.

O karatê surgiu por volta do século XV, na ilha de Okinawa, no Japão, durante um período em que o povo local foi proibido de portar armas. Isso levou o povo da região a desenvolver uma forma de se proteger contra criminosos e ameaças da época, com suas próprias mãos. O karatê significa mãos vazias, dando significado à necessidade da época.
Foi inspirado em outras artes marciais, como o kung fu, e possuiu mestres importantes como Gichin Funakoshi, responsável por difundir o esporte em todo o Japão, transformando a luta em um caminho espiritual e de aperfeiçoamento pessoal.
Benefícios:
- Melhora o foco e a concentração;
- Melhora a força, postura corporal e agilidade;
- Incentiva o respeito e o autocontrole;
- Possui uma ótima autodefesa e disciplina mental;
Contras:
- Demanda muito tempo para aperfeiçoar técnicas;
- Se for mal executado, alguns golpes podem causar lesões;
- No início, os treinos podem ser repetitivos demais;
5. Boxe – A nobre arte.

O boxe possui registros históricos na Grécia Antiga, em que eram comuns esportes de pugilismo para entretenimento dos nobres. Porém, o boxe moderno teve início na Inglaterra durante o século XVIII, ganhando o nome de arte nobre, pois prezava pelo respeito e estratégia.
O boxe trabalha não somente a força, mas também a precisão, resistência e controle emocional. Em seu histórico, possuiu nomes muito famosos que foram considerados mestres do boxe, entre eles estão: Muhammad Ali e Mike Tyson, que transformaram o esporte em um fenômeno mundial.
Benefícios:
- Amplia o condicionamento físico e cardiovascular;
- Aumento de força e agilidade;
- Perfeito para aliviar a ansiedade e estresse;
- Melhora a autoconfiança e foco;
Contras:
- Treinos intensos que podem gerar lesões;
- Uso na maior parte dos punhos;
- Em competições, pode desgastar o corpo muito fácil;
6. Taekwondo – A arte marcial coreana

Após a Segunda Guerra Mundial, o Taekwondo foi criado, unindo algumas técnicas de combate de outros estilos de luta, como o karatê e o Taekkyon. Seu nome significa “o caminho dos pés e das mãos”, fazendo uma reflexão de equilíbrio entre a força de vontade e controle espiritual.
Foi inserido nas Olimpíadas em 2000 e ficou conhecido mundialmente como o esporte dos chutes acrobáticos e explosivos, exigindo flexibilidade e precisão corporal. Foi criado para fortalecer o orgulho nacional da Coreia, após o período de dominação japonesa.
Benefícios:
- Melhora a coordenação motora e reflexos;
- Aumenta a força e flexibilidade nas pernas;
- Tem como princípios o respeito e a concentração mental;
- Direcional para aqueles que buscam disciplina e energia;
Contras:
- Não é focado em defesa pessoal realista;
- Exige muito do corpo e muita prática para aperfeiçoamento;
- Se mal executada, os riscos de lesões são enormes;
7. Krav Maga – O combate de contato.

O Krav Maga foi desenvolvido na década de 40, em Israel, com o intuito de preparar os soldados para situações reais de combate. O krav maga não possui competições nem rituais como as outras artes marciais citadas acima; ele é 100% voltado para defesa pessoal e sobrevivência.
Possui um lema: “neutralize a ameaça e saia com segurança”. A pessoa que pratica krav maga aprende a reagir a ataques com armas, sejam brancas ou de fogo, e a reagir a um combate contra muitos oponentes de forma rápida e eficaz.
Essa arte marcial é utilizada até hoje por exércitos de muitos países e, inclusive, por forças especiais como as do FBI.
Benefícios:
- Foco em defesa pessoal efetiva;
- Melhora o condicionamento físico e mental;
- Fortalece os reflexos e autoconfiança;
- Amplia o instinto e concentração quando está sob pressão;
Contras:
- Treinos muito intensos e exigentes;
- Sem foco em educação, filosofia ou espiritualidade, apenas ataque;
- Devido ao realismo dos treinos e cenários vividos, pode ser muito desgastante;
Essas foram as 7 melhores artes marciais e de autodefesa; cada uma carrega uma história e aspectos específicos que as tornam únicas. Veja qual você se identificou mais e qual é a mais voltada para sua realidade antes de escolher uma delas.



[…] e capacitados para enfrentar os desafios da vida adulta. Além dos esportes, há também a prática de artes marciais, que estimulam o corpo e a […]