
Com um pronunciamento oficial em rede aberta, na televisão e rádio, o presidente Lula respondeu à sobretaxa de Trump nesta quinta-feira (17) e disse que a tarifa é uma “chantagem inaceitável”.

Donald Trump, que há algumas semanas anunciou a tarifa de 50% sobre de importações brasileiras, atribuiu a medida para à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal), ao qual se referiu como um líder respeitoso e que não deveria estar nesse tipo de situação.
O presidente norte-americano também informou que a medida não apenas se referiu ao que tem relação a Bolsonaro, mas também, a relação injusta com o país. A injustiça, seria a emissão de censuras que o judiciário brasileiro emitiu a plataformas de mídias sociais dos Estados Unidos, com multas e até mesmo a expulsão do mercado brasileiro.
O atual presidente, informou que foram realizadas diversas reuniões com o governo norte-americano. Diante do silêncio, assinou decreto que regulamenta a “Lei de reciprocidade”, um mecanismo legal reconhecido mundialmente que permite a aplicação de medidas como uma resposta punitiva contra outro país, com o objetivo principal de proteger a competitividade internacional do Brasil.
A decisão, segundo o governo brasileiro, pode gerar impacto direto no bolso dos estadunidenses. Além de Trump, críticas também se direcionaram a políticos que se mostraram favoráveis à sobretaxa, chamados por ele de “traidores da pátria”.