Você já se perguntou qual a diferença entre vitaminas e suplementos? E por que é tão perigoso tomar ou usar anabolizantes? Bom, nesse artigo vamos detalhar para você a diferença de cada um e qual você pode, deve ou não deve tomar.
Confira agora a diferença entre vitaminas, suplementos e anabolizantes.
No mundo fitness e esportivo, é mais do que comum ouvir falar sobre suplementos e vitaminas, em alguns casos até anabolizantes. Mas, mesmo algumas pessoas acreditando serem a mesma coisa, os três possuem características muito distintas; entender essa diferença é importante para quem está buscando saúde e estética.
O que são os suplementos alimentares?

Os suplementos são produtos criados para complementar a alimentação e fornecer nutrientes que podem estar em falta no seu corpo. Eles NÃO substituem uma alimentação saudável, mas eles ajudam a suprir necessidades nutricionais, como o ganho de massa muscular, além de ajudar na recuperação e ganho de energia.
Os suplementos mais comuns no mercado são:
- Whey Protein: fonte de proteína rápida que ajuda no ganho de massa muscular.
- Creatina: ajuda nos exercícios que exigem muito do corpo e reduz a dor do pós-treino.
- Pré-treino: acelera o metabolismo, ajudando o corpo a absorver açúcares e nutrientes do corpo para uma melhor execução do treino.
- BCAA: evita a fadiga muscular e ajuda na recuperação.
Os suplementos são muitos usados e vendidos sem prescrição médica ou cuidados de uma pessoa que entenda. Mas a forma correta de usar os suplementos é com acompanhamento médico ou de um nutricionista.
O que são as vitaminas?
Para que o corpo e o organismo funcionem perfeitamente bem, ele precisa desses micronutrientes conhecidos como vitaminas. Ao contrário dos suplementos que são opcionais, estas são essenciais para o corpo e possuem foco na saúde geral, fortalecendo o sistema imunológico, a disposição e prevenindo doenças.
As vitaminas podem ser adquiridas por meio da alimentação, mas também podem ser encontradas em cápsulas médicas vendidas em farmácias, sendo elas:
- Vitamina C: possui foco em fortalecer o sistema imunológico;
- Vitamina D: mantém os ossos fortes e ajuda na absorção de cálcio;
- Vitamina B: foco no metabolismo e sistema nervoso;
- Vitamina E: protege as células com ações antioxidantes;
Mas, mesmo com todos os benefícios, caso sejam consumidas em excesso, podem causar efeitos contrários aos informados, sendo necessária uma orientação médica.
O que são Anabolizantes?

Agora chegamos à parte proibida: os anabolizantes nada mais são que substâncias sintéticas derivadas da testosterona, o principal hormônio masculino. Inicialmente, eles foram criados para suprir necessidades hormonais em crianças e adolescentes, mas acabaram descobrindo novas funções para eles, como o ganho rápido de massa muscular.
Caso o uso seja médico e controlado, os anabolizantes possuem um efeito positivo, mas, no consumo desenfreado e irregular para procedimentos estéticos, pode causar problemas bem mais graves, como:
- Queda capilar e acnes severas;
- Mudanças hormonais e agressividade;
- Infertilidade e mudanças no humor;
- Sérios problemas no fígado e coração;
- Desregulação da produção natural de testosterona;
A venda de anabolizantes sem receita é proibida e pode causar danos irreversíveis à saúde e estética do corpo.
Mas qual a principal diferença entre estes três integrantes da vida esportiva?
Entender a diferença entre esses três pode ajudar você a escolher qual a melhor opção para a sua necessidade.
|
Suplementos |
Complementa a alimentação e melhora o desempenho; |
|
Vitaminas |
Mantém a saúde e previne doenças; |
|
Anabolizantes |
Aumento rápido de massa muscular; |
Na vida de uma pessoa fitness e que pratica esporte, o consumo de vitaminas e suplementos pode ajudar significativamente sua saúde e desempenho corporal; já os anabolizantes devem ser usados apenas em recomendação médica e sob orientação de um profissional.
Quando o assunto é saúde, não existe um atalho seguro que possibilite pular etapas. O processo é lento, mas, com paciência e disciplina, você consegue um corpo cheio de saúde.



